sexta-feira, 2 de julho de 2010

Projeto Guerreiros Urbanos lança o NUPEAC

O NUPEAC (Núcleo de Pesquisa e Ação em Arte e Cultura Comunitária) surge com a proposta de desenvolver projetos voltados para o desenvolvimento da cultura comunitária por meio de duas plataformas integradas: pesquisa e implantação de ações em comunidades socialmente vulneráveis.
...
Com atuação nas cidades de São Paulo e Caconde, promoverá a articulação, qualificação e viabilização - por meio de consultoria e assessoria técnica de cinco grupos de teatro popular e teatro comunitário na divulgação das suas atividades e no fomento de uma agenda coletiva a ser implantada gradualmente nas regiões de Guaianases (periferia do município de São Paulo) e Caconde (interior paulista).
...
Atualmente os grupos assistidos pelo NUPEAC são compostos por 85 membros entre crianças e adolescentes a partir dos 9 anos de idade e possui uma lista de espera para mais de 60 participantes.
...
Sob a égide do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) o NUPEAC agregará as pesquisas de teatro popular e teatro comunitário dos coletivos, desenvolverá um calendário de formação qualitativa de multiplicadores para o aprimoramento teórico e técnico e fomentará a autonomia artística e gerencial dos grupos, bem como dos seus atores sociais.
...
Além da ampla formação de multiplicadores socioculturais e das apresentações artísticas e culturais nas próprias cidades e nas cidades do entorno, o NUPEAC promoverá, ainda, o intercâmbio entre coletivos com a mesma orientação de pesquisa em outras cidades do estado de São Paulo e planeja a realização da I Mostra de Teatro Comunitário do Estado de São Paulo a ser realizada em novembro deste ano.
...
Compõem os quadros do NUPEAC, os seguintes coletivos:
...
1. Cia. Caracol de Teatro Popular (jovens a partir dos 18 anos);
2. Teatro Popular Cara e Coragem (jovens de 13 à 18 anos);
3. Cia. Medrosos e Corajosos de Teatro Infantil (9 à 12 anos);
4. Cia. Estapafúrdia de Teatro Popular (jovens de 15 à 18 anos);
5. Grupo Vivendo e Aprendendo (9 à 14 anos);
6. Grupo de Capoeira Malícia Negra (todas as idades)
7. Corpo e Expressão;
8. Companhias de Folia de Reis;
9. Viola Caipira.
...
Mesmo com a supervisão do NUPEAC, cada coletivo dispõe de uma linha própria de pesquisa e atuação possibilitando a total independência estrutural e conceitual de cada grupo.

Nenhum comentário: