terça-feira, 21 de outubro de 2008

Asdrúbal Serrano "retorna" à FEBEM

No início de setembro/08 iniciei uma oficina de teatro em algumas Unidades de Internação (UI) do Complexo da Raposo Tavares, da Fundação CASA.
...
Em mais de dez encontros e com a proposta de viabilizar laboratórios pontuais e semanais de teatro popular (com a junção de três eixos: Teatro Dialético - de Brecht, Teatro do Oprimido - de Augusto Boal e Teatro Pobre - de Jerzy Growtoviski), três unidades da Raposo se preparam para exibições "públicas" dos seus trabalhos.
...
Como proposta inicial o tema foi Sociedade.
...
Segue uma breve descrição das ações.
...
UI 22 - Rádio Neurose
release: Uma rádio nada convencional apresenta quatro esquetes. O primeiro mostra a imposição cultural do cinema hollywoodiano. O segundo apresenta "O Circo do Seu Léo" que faz uma sátira ao Cirque de Soleil e questiona a relação entre patrão (dono do circo) e empregado (palhaços em reivindicações). O terceiro mostra a relação familiar por meio da pantomima e, por fim, as falsas promessas políticas nas comunidades. Duração 40m.
ação: O grupo fez apresentações para os familiares e se preparam para a realização de uma sessão de teatro-fórum com data a definir.
...
UI 27 - O Povo e o Poder
release: Anastácio é um cidadão comum que enfrenta uma greve de trabalhadores na fábrica de bonecas onde trabalha. Despedido, passa a fazer "bicos" de pedreiro na favela em que mora. Enquanto trabalha recebe a visita do prefeito Kassab que tenta comprar o seu voto. Passando por dificuldades financeiras é abandonado pela família, procura uma igreja evangélica para se libertar de vícios. Duração 30m.
ação: O grupo se apresentará para os familiares no dia de visita do próximo sábado e realizará uma sessão de teatro-fórum na última quarta-feira de outubro, às 14h.
...
UI 28 - Perifa
release: A relação política, social e cultural do jovem nas comunidades carentes.
ação: em andamento. Estão previstas apresentações em novembro para os familiares e uma sessão de teatro-fórum.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dru,

Obrigada pelo empenho no trabalho. Sinto-me privilegiada em ter você na equipe!

Beijo,

Clara