quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

NUPEAC: Teatro de Caconde participa de encontro com os presidentes Lula e Dilma

Com apoio da Prefeitura da Estância Climática de Caconde e do professor Fernando Cantarelli, o NUPEAC (Núcleo de Pesquisa e Ação em Arte Comunitária), por meio do Teatro Popular Cara e Coragem participou do encontro de Natal com o então presidente Luis Inácio Lula da Silva, realizado em São Paulo na quinta-feira, 23 de dezembro de 2010, pelo oitavo ano consecutivo e reuniu cerca de duas mil pessoas. A presidenta eleita, Dilma Rousseff, também estava presente e se comprometeu a dar continuidade aos trabalhos sociais do governo anterior.
...
A convite do senador Eduardo Matarazzo Suplicy, o grupo apresentou o esquete RBC na Cracolândia e as poesias da peça Krake - Aviltadas, que retratam a problemática do crack que vem se espalhando assustadoramente por todo o país e apontou algumas soluções na equação desta problemática.
...
O encontro aconteceu dentro da programação da "Revira Volta Expo Catadores", realizada entre os dias 21 e 23 de dezembro, no pavilhão de exposições Mart Center, na zona norte da capital. Na mesma ocasião, aconteceu o Encontro Internacional de Catadores e foi conduzido pelo padre Júlio Renato Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, – que transmitiu a saudação do cardeal arcebispo dom Odilo Pedro Scherer –, e contou com a presença de membros de diversos movimentos sociais, entre eles o Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável e do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, além de representantes de catadores de diversos países.
...
Também compareceram os ministros Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República; Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais; Marcio Fortes, ministro das Cidades; Márcia Lopes, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e Carlos Lupi, Ministro do Trabalho e Emprego. Além dos presidentes do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, entre outras autoridades, que assinaram diversos convênios que beneficiam os movimentos sociais ali representados. A Secretaria de Direitos Humanos apresentou o novo serviço do Disque 100 para receber denúncias de casos de maus tratos e violações contra os direitos humanos. As ligações são gratuitas.
...
Houve também a entrega do “Selo Amigo do Catador” aos prefeitos que aderiram ao projeto assinado no ano passado, em que o município paga às cooperativas de catadores pelo serviço prestado à cidade.
...
Em seu discurso, o presidente Lula destacou que os movimentos sociais têm adquirido respeito e a consciência da sua dignidade. Lula parabenizou os prefeitos que firmaram acordo com os catadores e criticou aqueles que ainda não tomaram tal iniciativa e completou: “É com muito orgulho que termino o meu mandato do mesmo jeito em que eu comecei com vocês. Sei que ainda não fizemos tudo. Mas vamos maturando e conquistando aos poucos”, afirmou Lula.
...
Dilma Rousseff saudou os representantes e assumiu o compromisso de em todo dia 23 de dezembro participar do Natal dos movimentos sociais. Ao saudar os presidentes do Banco do Brasil e do BNDES, ela ressaltou que é importante que as cooperativas de movimentos sociais tenham acesso às mesmas condições profissionais de financiamento que qualquer profissão tem. Por fim, Dilma afirmou que irá assegurar para que a inclusão social seja uma política permanente de apoio e assistência e integração ao serviço de educação e de saúde.
...
A presidente Dilma cumprimentou o padre Júlio Lancellotti e elogiou o seu trabalho social. “O padre Lancellotti é daquelas pessoas especiais do nosso país. Uma pessoa que dedica a sua prática diária a assegurar a melhoria de vida do povo”.
...
A presidência assinou o decreto de regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o decreto que institui o Programa Pró-Catador. Antes do evento foram entregues dois caminhões a cooperativas de catadores. Lula ainda informou que já foi assinada uma medida provisória em que é dado um incentivo aos empresários que comprarem material reciclado dos catadores.
...
Para padre Júlio Lancellotti, o evento mostrou que a política nacional “vem tomando forma”. “É um grande passo na busca de uma política pública nacional. Que nós tenhamos a dignidade dos mais necessitados resgatada. Essa é nossa esperança”, concluiu.
...
Alguns dos projetos e acordos firmados durante o evento:
...
- Doação de áreas de União para construção de centros de reciclagem de lixo;
...
- Assinatura do termo de convênio para apoio em situação de rua e catadores de materiais recicláveis;
...
- Assinatura do acordo de cooperação entre o Banco do Brasil e o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável;
...
- Criação do Centro de Defesa Nacional de Direitos Humanos para a População de Rua;
...
- Termo de parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Ministério da Justiça e Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais para a instituição do programa para efetivação dos direitos da população em situação de rua;
...
- Termo de cooperação com a Defensoria Pública de São Paulo para criação de núcleos especializados de atendimento à população em situação de rua.


Nenhum comentário: