Na noite do dia 25 de março, o teatrólogo Augusto Boal foi nomeado embaixador Mundial do Teatro pela UNESCO. A mesa foi presidida pelo Presidente do Instituto Internacional do Teatro, Ramendu Majumdar, de BanglaDesh. O mestre de cerimônias foi o suíço Tobias Biancone, secretário geral do International Theater Institute - ITI, pela embaixada do Brasil falou o adido cultural Heitor Granafei.
...
A fala de abertura foi de Françoise Rivière, subdiretora geral da UNESCO para a Cultura. Além destes que discursaram sobre Boal e seu trabalho no mundo, falaram também Ali Mahdi, Jean Pierre Guingané (Burkina Daso), Thomas Engel (Alemanha) e o próprio Tobias Biancone.
...
Entremeando os discursos laudatórios, foram apresentados filmes sobre o Teatro do Oprimido no Sudão, Índia e Brasil. Houve ainda uma apresentação prática de Teatro Fórum, com participação da platéia, feita pelo Groupe de Théâtre de l'Opprimé do qual faz parte Julián Boal. Encerrando a cerimônia, Boal foi nomeado Embaixador Mundial do Teatro pela UNESCO, em companhia de outros seis que já eram embaixadores: Ellen Stewart (La Mamma de Nova York), Arnold Wesker (UK), Wole Soyinka (premio Nobel, Nigéria), Anatoly Vassiliev (Russia), Vigdis Finnbogadottir (Islândia) e Girish Karnad (Índia).
...
Após a cerimônia houve um coquetel, quando foi distribuído um folheto contendo as 45 traduções da mensagem de Boal para o Dia Mundial do Teatro, em línguas que vão do inglês ao bengali, do estoniano ao coreano, do árabe ao chinês, persa etc. Segundo os organizadores foi a primeira vez em 50 anos que o auditório da UNESCO ficou lotado no Dia Mundial do Teatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário